Governo promete contratar um funcionário por cada um que sair

Há margem para entrar numa nova era na gestão de recursos humanos da Administração Pública e até manter o número atual de funcionários, diz o Programa de Estabilidade. Segundo o Governo, de 2015 a 2019, cada trabalhador que saia do sector público poderá ser substituído por outro. Até aqui a regra tem sido deixar sair sempre mais pessoas do que aquelas que são admitidas.

A regra do "dois por um" -- duas saídas só permitem uma entrada -- dominou durante muitos anos, tendo sido introduzida em larga escala pelo anterior Governo PS de José Sócrates e Fernando Teixeira dos Santos e continuada pelo atual Executivo PSD/CDS.

Agora parece que "as despesas com o pessoal diminuem 1.2 pontos percentuais [do PIB], entre 2015 e 2019, como resultado de uma política de racionalização do emprego público, que implica a hipótese de manutenção do volume do emprego", refere o Programa de Estabilidade hoje entregue no Parlamento.

"Isto é, ao contrário dos últimos anos, em que se registaram reduções significativos no número de funcionários públicos (-9,8% entre final de 2011 e final de 2014), esta trajetória assume a possibilidade de uma entrada por cada saída", promete a equipa de Passos Coelho.

"De igual modo, a evolução das despesas com o pessoal reflete a reversão de 20% da redução remuneratória em cada ano", recorda o PE.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 12:22 | comentar | favorito